DAS PAREDES ÀS REDES:
Educação, tecnologia, corpo e subjetividade
Este encontro interdisciplinar foi uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), com apoio da CAPES, da FAPERJ e do MAR (Museu de Arte do Rio de Janeiro), que se propôs a discutir alguns desafios da escola na contemporaneidade.
A ênfase dos debates recaiu sobre a maneira como as novas tecnologias de comunicação, sobretudo os aparelhos móveis de acesso às redes informáticas e os estilos de vida que eles implicam, estão afetando o funcionamento dessa instituição moderna. As discussões focalizaram de que maneira as subjetividades e os corpos contemporâneos lidam com os novos dispositivos digitais, em seu contato cotidiano cada vez mais intenso, e como isso influencia sua relação com as tecnologias escolares mais tradicionais.
O evento promoveu uma série de conferências, integradas em três mesas-redondas por cada edição, com um conjunto de publicações e vídeos delas decorrentes, bem como uma mostra de filmes e os debates posteriores às apresentações.
COMISSÃO ORGANIZADORA
Coordenação:
Paula Sibilia (PPGCOM-UFF)
Organização:
Marianna Ferreira Jorge (PPGCOM-UFF)
Thaiane Oliveira (PPGCOM-UFF)
Parceiros locais:
Alexandre Mendonça (FE-UFRJ)
Cláudia Linhares Sanz (FE-UnB)
Edvaldo Couto (FE-UFBA)
Design gráfico:
Luiz Garcia
Curadoria da mostra de filmes:
Adriana Fresquet (UFRJ)
Alexandre Mendonça (UFRJ)
Aline Veríssimo (UFRJ)
Ana Lucia Soutto Mayor (UFRJ)
Angela Santi (UFRJ)
Cristina Miranda (UFRJ)