DAS PAREDES ÀS REDES:

Educação, tecnologia, corpo e subjetividade

  • Facebook Classic

Este encontro interdisciplinar foi uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), com apoio da CAPES, da FAPERJ e do MAR (Museu de Arte do Rio de Janeiro), que se propôs a discutir alguns desafios da escola na contemporaneidade.

 

A ênfase dos debates recaiu sobre a maneira como as novas tecnologias de comunicação, sobretudo os aparelhos móveis de acesso às redes informáticas e os estilos de vida que eles implicam, estão afetando o funcionamento dessa instituição moderna. As discussões focalizaram de que maneira as subjetividades e os corpos contemporâneos lidam com os novos dispositivos digitais, em seu contato cotidiano cada vez mais intenso, e como isso influencia sua relação com as tecnologias escolares mais tradicionais.

 

O evento promoveu uma série de conferências, integradas em três mesas-redondas por cada edição, com um conjunto de publicações e vídeos delas decorrentes, bem como uma mostra de filmes e os debates posteriores às apresentações.

COMISSÃO ORGANIZADORA

           

 

Coordenação: 

Paula Sibilia (PPGCOM-UFF)

 

Organização: 

Marianna Ferreira Jorge (PPGCOM-UFF)

Thaiane Oliveira (PPGCOM-UFF)

Parceiros locais: 

Alexandre Mendonça (FE-UFRJ)

Cláudia Linhares Sanz (FE-UnB)

Edvaldo Couto (FE-UFBA)

Design gráfico:

Luiz Garcia

Curadoria da mostra de filmes:

Adriana Fresquet (UFRJ)

Alexandre Mendonça (UFRJ)

Aline Veríssimo (UFRJ)

Ana Lucia Soutto Mayor (UFRJ)

Angela Santi (UFRJ)

Cristina Miranda (UFRJ)

Idealização e realização:

Parceiros locais:

Agências financiadoras: