"OS CORPOS DA MÍDIA"

nas escolas

Trata-se de um conjunto de atividades realizadas junto a alunos do ensino médio em escolas públicas sediadas no Estado do Rio de Janeiro, como parte dos projetos de pesquisa "Os corpos perfeitos da mídia e a moral da boa forma: Paradoxos da saúde, da beleza e da juventude nas experiências corporais contemporâneas", desenvolvido entre 2010 e 2013; e "Da purificação midiática à explicitação artística: Os corpos visíveis contemporâneos no limiar da obscenidade", com vigência de 2013 a 2016.

 

Esses dois projetos foram financiados pela FAPERJ, como parte das ações contempladas com duas edições sucessivas da Bolsa Jovem Cientista do Nosso Estado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Coordenadas pela professora Paula Sibilia, as atividades em escolas foram organizadas e realizadas por uma equipe conformada por oito jovens pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, no primeiro caso, e com a assistência da doutoranda Marianna Ferreira Jorge na segunda ocasião.

 

Nos meses de maio e junho de 2013 foram visitadas três escolas com perfis bem diferentes, mas todas pertencentes à rede pública de ensino médio do Estado do Rio de Janeiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


2013

2016

- Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR).

- Colégio Estadual José Leite Lopes - NAVE (Núcleo Avançado em Educação).

- Colégio Estadual André Maurois.

- CIEP 422 - Nicanor Ferreira Nunes

Já no mês de junho de 2016 foi visitado o CIEP 422 - Nicanor Ferreira Nunes, com gestão estadual e localizado no município de São Gonçalo, onde as atividades foram apresentadas para três turmas diferentes: as de primeiro, segundo e terceiro grau do ensino médio.

Nas quatro ocasiões, foram apresentados alguns aspectos do projeto de pesquisa, num formato adequado para atingir este público alvo. As sessões privilegiaram, em primeiro lugar, a exibição e a análise de diversos materiais midiáticos e artísticos (textos, fotografias e vídeos), seguidas de um debate com os estudantes. Após as intervenções nas escolas, as atividades continuaram em parceria com os respectivos professores, incluindo a utilização do blog do projeto.

EQUIPE ORGANIZADORA

2013

2016

Paula Sibilia (coordenadora)

Carlos Coelho Filho

Fernanda Cupolillo

Julio César Sanches

Lígia Diogo

Manuela Galindo

Marianna Ferreira Jorge 

Raffaella de Antonellis

Sarah Nery 

Paula Sibilia (coordenadora)

Marianna Ferreira Jorge

Apoio: